terça-feira, 3 de setembro de 2013

TOP DICA - VIAGEM DE BARRACA (ESPEQUES)


Espeques (ou estacas) para fixação de barracas ou coberturas.


Com objetivo de ajudar os campistas, principalmente os mais inexperientes, hoje falarei sobre ESPEQUES ou ESTACAS, como preferirem, um item muito importante na hora de amarrar as barracas ou coberturas.

Os originais, que acompanham os materiais das barracas, são sempre de pequeno tamanho, variando de 18cm até no máximo 21cm, e nunca são suficientes para amarrar toda a barraca. 

Pesquisei nas lojas em Belo Horizonte (de materiais de camping), e encontrei algumas opções:

a) Pacotes com 06 unidades de espeques - Preço de R$ 8,50

b) Pacotes com 12 unidades de espeques - Preço R$ 16,00

Acho estes espeques pequenos para determinados tipos de amarras, principalmente quando se amarram coberturas de lonas.

Desta forma, diante da dificuldade de se encontrar espeques de maior resistência, comecei a procurar com amigos informações sobre o que poderia usar para sanar meu problema. Falando com um serralheiro que faz serviços para mim, ele me deu a dica de fazer estes espeques de aço liso com bitola de 1/4 de polegada, porém fazer eles mais longos com 30cm e com curvatura de 06cm.

Fui a uma casa de ferragens e comprei duas barras de aço liso, custo desta barra: R$ 13,00 coda com 6 metros; dividi-la em pequenos pedaços de 36cm cada um e virei as pontas no torno que possuo na minha oficina em casa. Ficaram perfeitos os espeques novos, e com grossura suficiente para aguentar as amarrações das coberturas de lona.

Com isto consegui fazer com as duas barras, 32 espeques fortes e resistentes. Cada um ao custo de 0,81 centavos.
São resistentes, não ha duvidas que são bem mais resistentes dos que compramos ja prontos nas lojas de Camping e pesca ou na internet.

Depois que todos os espeques ficaram prontos, minha sogra fez para mim uma bolsa de pano (Jeans) com uma alça de corda para que eu pudesse guardá-los sem danificar as lonas.

Bolsa para colocação dos espeques, fabricado pela minha sogra.
Agora mostrarei aos interessados, o jeito correto de se colocar o espeque no chão.


Sempre quando for instalar os espeques no chão, lembre-se que eles servirão para deixar as barracas ou lonas bem esticados, neste caso devem ser colocados em um anngulo de 45º oposto ao lado da baraca ou lona. Veja desenho abaixo:

Com esta dica, tentamos  trazer soluções baratas para nossos amigos, pois isto é uma das intenções do blog.

Grande abraço a todos e até a próxima, TOP DICA VIAJANDO DE BARRACA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário