sábado, 7 de setembro de 2013

TOP DICA - ACAMPANDO NA CHUVA COM BARRACA E COBERTURA DE LONA



Acampamento com chuva, realmente não combina.

Hoje a TOP DICA do dia, é este assunto.

Há vários anos acampando, consegui fazer muitas amizades, e nos Campings sempre relato minhas aventuras de acampamentos que fiz chovendo muito.
Amigos que me encontram acampando sempre me indagam sobre Camping na chuva.

Bom gente, para nos que moramos na região sudeste do Brasil, sabemos que chuvas e tempestades são mais comuns nas estações de verão, quando o sol esta mais a pino. Quem nunca sofreu com uma boa chuva em acampamento nesta época?

A primeira coisa que precisamos saber, é se n dia pretendido para acampamos tem previsão de chuva ou tempestades. Isto é fácil, basta entrarmos no site "www.climatempo.com.br" e darmos uma consultada. Caso vocês não tenham como fazer esta consulta, vocês precisam saber que a possibilidade de chuvas e tempestades em acampamentos sempre existiram e precisamos estar preparados para isto.

A maneira mais eficiente de evitarmos as chuvas em acampamento são fazendo coberturas de lonas sobre os mesmos.
Seja usando uma tenda como na foto a seguir ou


  
Usando uma lona (tipo lona leve de caminhoneiro)

Desta forma vocês conseguiram sempre ter seus acampamentos cobertos e protegidos da chuva.

Quanto a questão da barraca, esta deve ser montada adequadamente; bem esticada com todas as cordinhas e espeques bem colocados.
Lembre-se, de armar a barraca em local protegido da chuva, caso cheguem no local e esteja chovendo; depois remova a barraca para o local escolhido e então amarre-a adequadamente.


Outra dica boa é sempre levar um SELADOR DE COSTURAS para ser aplicado em locais na barraca onde possa entrar água. Bom seria se nos tivéssemos lembrado de passa-lo antes de sair de viagem, mas como nunca lembramos tudo bem; assim que montarem a sua barraca passe o selador. Existe vários no mercado, mais o mais comum são os da marca Nautika.

Outra dica é sempre que montar sua barraca verificar se o sobre-teto esta encostando na parte interna da barraca, se estiver isto  poderá fazer com que a água passe para dentro.

E lembre-se que depois de uma boa chuva ou tempestade, vem a bonança. No dia seguinte a chuva tudo estará bem, caso tome estes cuidados.

NÃO PERCA SEU HUMOR, CAMPING É ASSIM MESMO, as dificuldades viram histórias engraçadas para vocês contarem depois.

Barracas com sobre-teto até o chão são a mais indicadas para dias de chuva forte.


Espero ter ajudado a todos com esta dica.

Grande abraço e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário