sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Barracas - Como comprar, utilizar e conservar sua barraca



Olá amigos campistas, hoje posto uma dica e informação sobre barracas, na semana que passou fui acampar próximo da minha cidade Belo Horizonte, e me deparei com alguns campistas de primeira viagem me pedindo dicas de barracas e como conserva-las. Desta forma estou postando este artigo para ajudar algumas pessoas que possuem dificuldade no assunto, como eu já tive um dia.

Dar uma pauda do corre-corre das metropoles é mais do que necessário, é sempre essencial. Quem vive e trabalha nelas, sabe bem o que estou falando. e um jeito muito bem de renovar as energias e acampar. Seja acampando em camping com infra estrutura ou fazendo Camping selvagem.

Qual barraca comprar?

Nesta dica vou tentar orientar os interessados em como adquirir sua barraca de Camping mais adequada para suportar as variações climáticas brasileiras (calor, chuva etc..)

Boa parte das barracas comercializadas no Brasil, são hoje barracas do modelo iglu, porém possuem caracteristicas diferentes, pois existe barraca com sobre teto total (vai até o chão) e barracas com sobre-teto parcial.
Nos do blog aconselhamos sempre as pessoas adquirirem as barracas com sobre-teto até o chão, pelo seguinte motivo: podem suportar mais pancadas de chuvas fortes e prolongadas.
Isto é fácil de identificar: pois na embalagem das barracas existe uma informação sobre coluna de água que suportam em chuva (variam de 800 mm até 2500 mm), elas podem variar de acordo com o marca da barraca. A Nautika por exemplo deixa claro em sua embalagem que o modelo Fox seria mais adequado para acampamentos secos. Por outro lado a marca Colleman - modelo LX já possuem uma coluna de água maior e resiste melhor a chuvas fortes. Antes de adquirir sua barraca, veja o modelo e consulte o site do fabricante para maiores informações.

Me perguntam com frequência para quantas pessoas a barraca deve ser. Qual a capacidade de pessoas dentro da barraca. 
O futuro campista deve observar o seguinte, para qual tipo de acampamento ele ira usar a barraca. Se vai acampar sozinho (barraca para 2 ou 3 pessoas) pois a mesma precisa ter o local de dormir da pessoa mais um local de se colocar a bagagem. Se vai acampar com família (barraca para 5, 6 ou mais pessoas) devido ao mesmo motivo acomodação de toas para dormir e mais bagagem. 

Quanto ao local de montagem da barraca?
Quando estiver procurando o local no Camping ideal para montar sua barraca, sempre observe locais onde a água não possa se concentrar, locais onde não haja pedras, galhos no solo, pois isto poderá danificar sua barraca ao longo do período de acampamento. Se precisar colocar a barraca em local mais inclinado, se preocupe na hora de dormir em dormir com a cabeça voltada para cima (parte mais alta do terreno), pois isso evita que o sangue se concentre na cabeça durante a noite.
Deverá o usuário usar também se possível uma tela (tipo mosquiteiro) por baixo da barraca, para em caso de chuva não acumular água por baixo da barraca. Esta mesma tela servirá para proteger o fundo da barraca (piso) da mesma. Lembre-se quando a barraca estiver pronta na parte de montagem, coloque as cordinhas de esticadores externos para uma melhor fixação.
Como limpar sua barraca após um acampamento?
Primeiramente você deverá varrer a barraca com uma vassoura de pelo; em seguida passe um pano ligeiramente umedecido com desinfetante somente no piso da barraca. As paredes (laterais) para limpa-las, use uma esponja e água. Se você quiser ou precisar usar um sabão, use sempre um sabão biodegradável, que não seja detergente. Depois deixe-a secar a sombra por inteira.
Sua barraca voltou molhada de um acampamento. O que fazer?
Coloque-a para secar a sombra. Só quando estiver totalmente seca é que se deverá dobrá-la e guarda-la. Atente também para retirar qualquer resíduo de areia ou terra, pois eles são corrosivos para as partes metálicas da barraca. Nunca guarda a barraca suja ou molhada. Sempre lubrifique as varetas me suas partes de metal antes de guardar.
Como dobrar sua barraca?
Dobre-a de preferência na mesma dobra original da barraca. A maioria das barracas nacionais é feita da seguinte forma: com a barraca aberta no chão, dobre em 04 partes iguais (formando um retângulo comprido), após esta etapa dobre-a no meio e depois enrole a barraca com o saco de varetas e o saco de esteques por dentro dela, com certeza a barraca ficará do tamanho certo da embalagem.

Amigos espero ter ajudado um pouco com mais esta dica.

Até breve. Abraços a todos


Nenhum comentário:

Postar um comentário