sábado, 14 de dezembro de 2013

ACAMPANDO NA CHUVA


Olá amigos campistas.

Hoje postarei novamente, uma dica de acampamento com CHUVA.

Quando inciei o blog fiz uma postagem sobre Camping na chuva, hoje relatarei informações mais abrangentes sobre este tipo de acampamento.

Acampar na chuva não é nenhum piquenique. Na verdade, pode se tornar horrível quando a água acumulada ao redor da barraca afrouxa os espeques e começa a arrastar sua barraca morro abaixo. A realidade é que, quando você for acampar, podem haver dias chuvosos. Ao invés de se sentir azarado e deixar de aproveitar a natureza, aqui vão algumas dicas para aproveitar o máximo possível nestas complicações. E lembre-se, depois que tudo tiver passado, você terá uma grande história para contar no futuro!

Pense a respeito do local de seu acampamento. Você vai acampar no seu estado ou em outro estado, em Camping estruturado ou ira acampar selvagem (no meio do mato), ou qualquer outro lugar em que chuvas tropicais são comuns? Se a resposta for sim você irá para locais onde possam ocorrer chuvas com mais frequência, esteja preparado.

A primeira providencia é você consultar a previsão do tempo para a região que vai.

(Dica: www.climatempo.com.br)

Comprar a barraca certa
Existem muitas coisas a se levar em consideração ao escolher uma barraca (algumas mais especificas quando se trata de chuva)

A barraca deve ter uma cobertura grande o bastante para impedir que borrifos de lama sejam um grande problema.

A entrada tem que ter uma borda para cima, como uma banheira, e não ser aberta até o chão. Se o chão estiver inclinado ou simplesmente for costurado no piso da barraca, a água vai entrar com certeza.

A barraca deve ser à prova d'água (leia o manual e as especificações do produto que esta comprando cm cuidado). Procurar sempre comprar barracas com coluna de água superior a  1500mm.

Se for acampar por um curto período de tempo, barracas pequenas á serão boas o suficiente para ficar próximo dos seus amigos no acampamento. Se for ficar por 3 dias ou mais, leve uma barraca grande para o seu próprio bem estar. (eu uso uma barraca para 6 pessoas Colleman).


Arme a barraca apropriadamente:
Se você tiver que armar a barraca na chuva, coloque uma lona sobre você e a barraca antes  para impedir que o interior da barraca se transforme em um lago antes mesmo de começar.
Coloque uma tela de proteção para o piso da barraca (tela tipo mosqueteiro de nylon) ou piso ecológico.
Procure montar sua barraca em locais mais altos no Camping com pouca inclinação, pois desta forma não acumula-rá água por baixo caso chova demais.

Use uma lona leve (tipo carreteiro) como cobertura adicional:
Se possível amarre uma corda bem forte em arvores o mais alto possível para servir como teto para a lona.
Coloque esticadores de moto nos ilhoses e pregue-os com espeques fortes, pois quando o vento bater não rasgará sua lona e tirará toda a água que estiver acumulada nela caso haja alguma.
Isso ajudará a imperdir que a chuva caia diretamente em cima da barraca. Com postes de mais ou menos 2m de altura levante a lona para ter uma opção de ficar por baixo em pé caso esteja chovendo muito e não quiser ficar dentro da barraca. Da mesma forma poderá fazer uma área para se colocar uma mesinha e banquinhos para se sentar enquanto a chuva cai. Invista em uma boa proteção para se manter seco e aquecido. Esta é a solução mais fácil para acampar.



Verifique se a ventilação está adequada
A umidade de sua respiração na barraca pode condensar e causar uma chuva particular dentro da barraca. Ter a ventilação adequada é a melhor forma de se impedir a condensação. Lembre-se: quanto maior a ventilação menor a condensação.

Mantenha toalhas e panos de secagem rapida:
Se o temido fluxo de água adentrar sua barraca apesar de tudo, seque com estas toalhas, torça e pendire para secar. Quanto mais rapido você secar a água, menos ela vai invadir a barraca. Vale a pena sair do seu confortável saco de dormir para verificar porque a água esta entrando - talvez a cobertura precise de ajustes ou de mais ventilação.

Leve as coisas certas:
Mantenha uma muda de roupa em uma sacola à prova d'água. Caso tudo dê errado e a água invada a barraca.
Tenha sapatos fáceis de calçar ou chinelos do lado de fora da barraca.

Tenha coisas interessantes para fazer, caso você fique preso dentro da barraca o dia todo:
Leve livros para ler.
Leve jogos;
Qualquer coisa que caiba na mochila.

Se estiver em Camping com chuveiros quentes,use-os para aquecer o corpo. provavelmente, você estará enlameado por ter de montar ou desmontar a barraca na chuva.

Tendas do tipo "quatro estações" são feitas para o inverno frio  não vão necessariamente oferecer proteção melhor contra chuva. Elas são feitas resistir a neve e ventos fortes.

Você ficará mais feliz se seu equipamento for a prova d'água. Use colchões também resistentes a água. Seda seca mais rápido que algodão.

Compre equipamentos à prova d'água de qualidade.

Não cave uma vala ao redor da barraca, use sempre uma lona leve maior do que a barraca em 2 metros para cobri-la.

Lembre-se que os dias de perrengue acampando na chuva podem virar boas historias futuras e até ajudar outros com pouca experiência. 



domingo, 1 de dezembro de 2013

Fim de Semana na Serra do Cipó


Olá amigos campistas de MG.

Este fim de semana fui para a Serra do Cipó acampar com minha esposa.

Enfim paz e tranquilidade por dois dias inteiros.

Chegamos na sexta feira por volta de 20:00 no Camping, e logo fomos montar a barraca e a cobertura pois a previsão do tempo, marcava chuva para o fim de semana.




Acabamos de montar tudo ja era 21:40 hs da noite.
Fomos então jantar (comer pizza) em uma pizzaria proximo ao campin e depois fomos dormir.
De madrugada eu acordo com um barulho grande, de água e estava caindo um temporal (03:00 hs da manhã). Falei com minha esposa (Valquiria) ta vendo a chuva, pois vamos dormir.

Na manhã do dia seguinte, dei uma olhada no acampamento, e estava tudo em ordem, mesmo depois de todo a água que caiu de madrugada.

Levantamos, tomamos café e foi ai que percebi que algumas pessoas que estavam acampadas, estavam recolhendo suas barracas para irem embora com medo da chuva. Não me fiz de rogado, e fiquei no camping.

Ajudei uma senhora (Dna. Fabiana) que acampava sozinha e no qual entrou muita água em sua barraca, devido a mesma não ter sido bem montada. e esta sem cobertura de lona. Saímos no comercio compramos uma lona leve 4 x 4 e corda e então fiz a cobertura para ela. Não postei fotos pois não tenho autorização da pessoa em outra ocasião deverei postar as fotos desta ajuda.

Mais a tarde no mesmo dia, chegou outro casal para acampar (Paulo Roberto e sua esposa Raquel), ajudei os dois com a barraca nova uma MOR 5 pois eles não sabiam monta-la. Depois disto fizemos amizade eu e minha esposa com Paulo Roberto e Raquel.

O fim de sema foi muito bom apesar da chuva que pegamos, no domingo amanheceu com sol secamos a barraca e a cobertura de lona e voltamos para nossa cidade Belo Horizonte.

Agora é esperar o próximo camping e ver se nossos novos amigos vão querer acampar conosco.

Grande abraço a todos.